sexta-feira, 29 de abril de 2011

Imagens da Beleza da Lagoa do Portinho em Parnaiba.


De fato moramos em um lugar repleto de belezas naturais.
A Lagoa do Portinho, patrimonio ecologico piauiense,  e um exemplo disso. Com suas aguas mornas, escuras e uma vegetação ainda preservada, o local recebe semanalmente milhares de pessoas de varios estados brasileiros que passam a desfrutar - por um custo ainda baixo - do banho, dos passeios de lancha e jet sky, da roda de samba nos fins de semana e o por do sol nas dunas presentes naquele lugar.

O Centro Recreativo Lagoa do Portinho do SESI faz parte integrante desse leque de oportunidades turisticas, com uma estrutura que atende cerca  de 200 hospedes distribuidos em chales e apartamentos. Segundo a direçao, as reservas para empresas e instituiçoes são as mais procuradas e explica, " O hospede tem aqui um local agradavel para o descanço e o lazer. Desde as acomodações ate o cardapio do restaurante regionalizado", garantiu Rita Holanda, avisando que para o mes de julho a maioria das reservas ja foram feitas.

Para mais informações, no celular (86) 9412- 2975.


Fonte  Ascom FIEPI
Fotos Paulo Cesar.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

A sua vida tem um propósito e um sentido

Você não está aqui apenas para preencher um espaço ou para ser um figurante no filme de outra pessoa.
Pense nisto: o mundo seria diferente se você não existisse. Cada lugar onde você esteve e cada pessoa com quem você já falou seriam diferentes sem você.
Estamos todos interligados e somos todos afetados pelas decisões e mesmo pela existência daqueles que vivem no mundo conosco.
Os estudos realizados com americanos mais idosos descobriram que um dos fatores mais importantes para a felicidade é saber profundamente que sua vida tem um propósito. Sem um propósito claramente definido, sete em dez indivíduos sentem-se inseguros em relação a suas vidas. Em contrapartida, quase sete em dez pessoas que têm consciência de haver um propósito em suas vidas sentem-se satisfeitas.

Cultive as amizades

Reaproxime-se dos antigos amigos e aproveite as oportunidades no trabalho ou na vizinhança para expandir seu círculo de amizades. As pessoas precisam sentir que fazem parte de um contexto maior onde há uma troca de afeto e atenção.

Andy desejava conhecer seus vizinhos, mas em geral o que via eram cercas altas e portas fechadas.
Anos antes, Andy havia comprado um computador com a intenção de usá-lo para trabalhar. Em um dia de folga, começou a explorar a Internet. Visitou vários sites onde pessoas que tinham interesses comuns em livros, esportes ou arte reuniam-se on line para conversar sobre seus passatempos.
Ele começou a conversar com uma pessoa em particular durante suas viagens cibernéticas e logo descobriu que tinham muito em comum. Passaram a conversar um com o outro, embora por intermédio de um computador.
Semanas mais tarde, durante uma conversa cibernética de Andy com seu novo amigo, sua casa ficou sem luz elétrica. Quando a eletricidade voltou, Andy procurou seu amigo e descobriu que ele, exatamente no mesmo momento, também ficara sem eletricidade.
Suspeitando da coincidência, Andy e o amigo resolveram revelar seus endereços. Entre todos os lugares do mundo em que poderiam estar, descobriram que moravam na mesma rua!
Andy aprendeu uma lição: há pessoas maravilhosas bem perto esperando que você as descubra.
J    J    J
As relações íntimas de amizade são os fatores mais relevantes para a felicidade. Se você se sente próximo de outras pessoas, você tem quatro vezes mais chances de sentir-se bem consigo mesmo do que se não se sentir próximo de ninguém.

Lembre-se de onde você veio

Pesquise sua origem e celebre-a. Todos nós pertencemos a um grupo ou a uma família que tem sua história, seus valores, sua cultura, que passou por muitas experiências e desafios até chegar a você. Isso traz um enorme reforço à sua identidade e faz com que você se sinta um ser único e original no meio de um mundo vasto e complexo.

Vivemos num mundo massificado que nos impõe seus costumes e nos identifica por nossas características mais superficiais. Nossas casas parecem iguais, nossas cidades parecem iguais, vemos os mesmos filmes, obedecemos à ditadura da moda, repetimos as opiniões impostas pelos meios de comunicação. Freqüentemente nos sentimos perdidos em meio a toda essa repetição, sem mesmo nos darmos conta de que ansiamos por saber qual é o nosso lugar no mundo. Conhecemos nosso círculo familiar mais próximo, ouvimos remotamente falar de nossos ancestrais, mas não temos idéia do que viveram e representaram. "De onde vim e como cheguei a este lugar?" é uma pergunta que raramente nos ocorre, apesar de sua resposta ser importante para nossa identidade.

Não confunda bens materiais com sucesso

O tipo de carro que você tem, o tamanho da sua casa ou a rentabilidade dos seus investimentos não fazem de você uma pessoa melhor ou pior. Lembre-se daquilo que realmente importa na vida.
J    J    J
Imagine que hoje é o seu último dia na Terra. Agora, faça uma lista mental de todas as coisas que conseguiu, todas as coisas de que se orgulha e todas as coisas que deixaram você realmente feliz.
O seu carro está nessa lista? A sua televisão? Seu aparelho de som? O seu salário faz parte da lista? Não acredito. O que está na lista são os elementos fundamentais de uma vida plena – seu relacionamento com seus amigos e sua família, suas contribuições para a felicidade dos outros, os momentos marcantes e de maior emoção. Estes são os alicerces da sua lista.
Muitas pessoas vivem dia após dia se enganando. Em vez de ;investirem no que é fundamental, priorizando esses valores, colecionam coisas materiais e prestígio sem questionar o que o sucesso" significa realmente.
Em um estudo baseado em questionários e na observação cotidiana, os recursos materiais eram nove vezes menos importantes para a felicidade do que os recursos "pessoais", como a relação amorosa com os amigos e a família.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

ÉTICA E MORAL

Qual a diferença entre moral e ética?
Em primeiro lugar, observe-se a origem das palavras. „Ética“ vem do grego „ethos“, e significa
hábito. „Moral“ vem do latim „mores“ e significa „hábito, costumes“. Ou seja, do ponto de vista
puramente filológico não haveria motivo para se distinguir as duas expressões (a não ser, é claro,
que se faça estudos filológicos muito precisos e se estude a diferença entre o significado de „ethos“
para gregos e „morus“ para os latinos).
Fato é que mesmo no mundo filosófico existe um certo caos terminológico neste respeito.
Especialmente na tradição teológica: o que os protestantes chamam de ética, os católicos chamam
de moral.Em geral, procura-se seguir a seguinte distinção: enquanto a moral é uma ciência
descritiva (descreve como os seres humanos de uma determinada cultura de fato agem) a ética é
normativa (ele determina como eles deveriam agir). Dando um exemplo: sair nu pela Rua da
PRAIA(RUA MOVIMENTADA EM PORTO ALEGRE. (em geral não se faz isso), mas não
antiético (afinal, não se está fazendo mal a ninguém!). Mas observe: nem todos os filósofos fazem
tal distinção: o grande Kant, por exemplo, tende a usar „moral“ no sentido que aqui explico como
„ética“! Portanto: sempre observe de quem se está a falar.
Além disso, as coisas não são tão fáceis como na distinção proposta: o que em geral não se faz
numa sociedade pode ser prejudicial e assim talvez automaticamente anti-ético (a nudez na Rua:DA
PRAIA(RUA DE MAIOR MOVIMENTO DE PESSOAS EM PORTO ALEGRE), poderia estar
pervertendo adolescentes, levando-os para um „mau caminho“, por exemplo, e isto já seria
antiético). Além disso chama-se ética, em geral, diferindo novamente da moral, a ciência que trata
apenas do conhecimento natural (não aquele revelado por Deus na Bíblia) sobre o Bem e o Mal. Ou
seja, um ateu deveria por si só, sem crer na Bíblia, saber o que é Bem e o que é Mal. A ética se
basearia portanto apenas na capacidade individual e natural da razão.

Ética...

Não me dêem fórmulas certas, por que eu não espero acertar sempre. Não me mostrem o que esperam de mim, por que vou seguir meu coração. Não me façam ser quem não sou. Não me convidem a ser igual, por que sinceramente sou diferente... Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra sempre... Gosto das idéias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes."
(Clarice Lispector)