Como me livrar das preocupações do dia-a-dia: Estamos acostumados a dizer que estamos preocupados com determinadas coisas que estão acontecendo em nossas vidas ou que podem a vir acontecer, vivemos assim, sobressaltados e com medo de tudo, planejando nosso futuro imediato em detalhes para que quando este chegar não tenhamos que estar atenciosos às preocupações da vida, porém nunca percebemos que o futuro já é daqui a pouco e passamos a transformar nosso presente num momento esquecido para vivermos a imaginar o que acontecerá.
Ocupação deriva do verbo ocupar-se e quem se ocupa, deve se ocupar de alguma coisa, seja um trabalho, um acontecimento. Quando dizemos que estamos preocupados, se pararmos para reparar, perceberemos o que a palavra realmente significa. Se dito separadamente percebemos que estamos Pré-Ocupados, uma coisa que é pré, significa que vem antes, sugere a idéia de uma coisa prévia, ou seja, podemos concluir que vivemos nos ocupando das coisas que ainda não chegaram.
Recentemente estive numa palestra espírita onde o Evangelho do dia dizia exatamente sobre isso, sobre vivermos mais no presente e deixarmos o futuro não de lado, mas deixarmos ele para o momento em que ele não for mais futuro e sim o presente.
Muitas pessoas vivem se preocupando com o amanhã. É claro que não estou dizendo para que você simplesmente esqueça que o amanhã chegará, isso jamais, pois temos compromissos, temos nossos deveres para com as pessoas que estão a nossa volta, para com as pessoas que precisam de nós, nossos dependentes. Apenas estou dizendo para que possamos dar um pouco mais de atenção ao hoje, ao que estamos vivendo.
Um exemplo disso pode ser quando somos convidados, por uma pessoa amada, para ir tomar um simples sorvete e não aceitamos porque temos aquele trabalho mirabolante para entregar dali a dois dias. Deixamos de viver uma coisa agora, nesse momento, para nos preocuparmos com uma coisa que demorará ainda dois longos dias. Quantas vezes não desprezamos este tipo de convite e depois o prazo de entrega do trabalho é aumentado em uma semana? Aquele sorvete, com o gosto do convite, nunca mais voltará.
Basta que passemos a dar mais atenção ao que estamos vivendo agora e tudo mais se acertará, afinal, “o hoje é uma dádiva divina, por isso é chamado de Presente!”