domingo, 21 de outubro de 2012

SÓCRATES

BIOGRAFIA
Nasceu em Ática por volta de 470 a.C. e morreu em Atenas em 399 a.C. é um marco divisório da história da filosofia grega. Porém, não deixou nada escrito. Tudo o que sabemos sobre ele - sobre sua vida e sobre seu pensamento - provém de depoimentos de discípulos ou de adversários. Filho de um escultor e de uma parteira. Uma dupla herança que, simbolicamente, o levou a esculpir uma representação autêntica do homem, fazendo-o dar à luz suas próprias idéias. O estilo de vida de Sócrates assemelhava-se, exteriormente, ao dos sofistas. Desenvolvia o saber filosófico em praças públicas, conversando com os jovens, sempre dando demonstração de que era preciso unir a vida concreta ao pensamento. Unir o saber ao fazer, a consciência intelectual à consciência prática ou moral. O autoconhecimento era um dos pontos fundamentais da filosofia socrática. "Conhece-te a ti mesmo", frase inscrita no templo de Apolo, era a recomendação básica feita ele a seus discípulos. Sua filosofia era desenvolvida mediante diálogos críticos com seus interlocutores. Ensinar o homem a cuidar de sua própria alma seria a principal tarefa a ser desempenhada por ele e por todos os filósofos autênticos. Em seu método, ao iniciar uma conversa, Sócrates sempre adotava a posição de uma pessoa ignorante, que apenas "sabe que nada sabe". E justamente por usar esta afirmativa, ele forçava as pessoas a usarem a razão. Ele entrava de tal forma na conversa, e de tal forma a dominava, que era capaz de aparentar uma maior ignorância ou de mostrar-se mais tolo do que realmente era. Na linguagem cotidiana, a ironia tem um significado depreciativo, sarcástico ou de zombaria.Mas não é esse o sentido da ironia socrática. No grego. Ironia quer dizer interrogação. De fato Sócrates interrogava seus interlocutores sobre aquilo que pensavam saber. O que é o bem? O que é a justiça? E a coragem? E a piedade? São exemplos de algumas perguntas feitas por ele. Essa ironia lhe valeu a condenação à morte sob o pretexto de que corrompia a juventude. Tomou cicuta, conversando com seus discípulos e morreu com absoluta serenidade.

CITAÇÕE DE SÓCRATES:
• Só sei que nada sei.
• A ignorância é o único mal.
• Uma coisa posso afirmar e provar com palavras e atos: é que nos tornamos melhores se cremos que é nosso dever seguir em busca da verdade desconhecida.
• À morte não dou mais importância que a um figo podre, mas dou o máximo valor a não cometer nenhuma injustiça ou impiedade.
• Enquanto tiver alento, jamais deixarei de filosofar, de exortá-los, de ministrar ensinamentos, a qualquer um de vocês que eu encontrar. Essas foram às ordens que o Deus me deu.
• E outra coisa não faço que andar por aí, convencendo a todos, jovens e velhos, a não cuidarem tanto do corpo e das riquezas e sim de melhorarem a alma o mais possível, alertando-os que não é das posses materiais que vem a virtude, mas é da virtude que vêm as posses e outros bens.
• Não conhecer o próprio valor é ignorar a si mesmo.


in "Os Pensadores"

OS GRANDES NOMES DA CULTURA GREGA

A filosofia e a ciência, tal como são entendidas hoje, surgiram na Grécia Oriental, na Jônia, durante o século V a.C. Sem negar a influência vinda da Ásia Menor, os gênios gregos estabeleceram as regras e os princípios que ficaram marcados na nossa história.

Heráclito (576-480 a.C.)

  Conhecido como o “obscuro”, por seu estilo lapidar. “Tudo flui” ou “Não nos banhamos duas vezes no mesmo rio” são fórmulas usadas freqüentemente para resumir sua filosofia, baseada no antagonismo (quente-frio, seco-molhado, etc.) como elemento constitutivo do mundo.
Pitágoras (570-480 a.C.)

  Fundador de uma escola filosófico-religiosa cuja doutrina aproxima estudos matemáticos e misticismo. Para seus adeptos, "os números são a fonte e a raiz de todas as coisas". Eles desenvolveram as teorias de Pitágoras sobre a astronomia, a música e a arquitetura.
Platão (429-347 a.C)

  Filósofo, discípulo de Sócrates, é o fundador de uma importante escola filosófica da Antiguidade: a Academia. Além da célebre Defesa de Sócrates, sua obra contém 25 diálogos em especial O Banquete e A República. Ele desenvolveu uma crítica da democracia.
Parmênides (544-440 a.C)

  Dizem que ele conheceu Sócrates em 450 a.C., em Atenas. Seu pensamento , conhecido pelo Poema, é diretamente oposto ao de Heráclito. Para ele, “tudo permanece”.
Aristóteles (384-322 a.C.)

  Um dos maiores filósofos gregos. É o fundador de uma escola filosófica de renome: o Liceu. Devemos a ele o essencial de nossa informação sobre as noções de cidadão e cidadania e nosso conhecimento sobre as instituições. Suas obras incluem ainda tratados de lógica, obras de metafísica, moral, filosofia política, retórica, ciências naturais e críticas literárias.


Zenão de Cício (344-264 a.C.)

  Comerciante convertido à filosofia depois da leitura das Memoráveis, de Xenofonte, ele abre sua escola por volta de 300 a.C. Ensina na Ágora, sob um pórtico (em grego, stoá, a origem do termo estoicismo). Propõe uma moral exigente, mas que conduz a um certo igualitarismo: o homem deve se submeter às regras da natureza, distinguindo o que depende dele e o que não depende dele – como as paixões, às quais é preciso aprender a renunciar.


Sócrates (470-399 a.C.)

  Filho de um escultor e de uma parteira. Seus ensinamentos marcaram profundamente o Ocidente. Racionalista, se recusa, com excepcional rigor intelectual, a admitir uma coisa sem submetê-la a um exame crítico. Ele da ênfase ao conceito do bem e lança as bases da ética como ciência. Em 399 a.C., foi acusado por impiedade por não reconhecer os deuses de culto oficial e por corromper os princípios dos jovens. Foi condenado a tomar cicuta.



Diógenes (413-324 a.C.)

  Conhecido como o “cínico”, filósofo célebre, aluno de Antístenes. Diógenes dizia que o homem, para se proteger das mudanças da vida, devia se liberar do mundo exterior e desprezar seus bens.

Epicuro (341-371 a.C.)

  Fundador, em Atenas, de uma escola de filosofia que renuncie a quase tudo, a começar pela Providência e os deuses da mitologia. Ele preconiza a doutrina do prazer, que faz o homem voltar-se para si mesmo, com o objetivo de atingir um equilíbrio espiritual perfeito.
Eurípides (480-406 a.C.)

  Começou a escrever no mesmo ano em que Ésquilo morreu. Muito ligado a Sócrates, ele estudou filosofia. Compôs 92 peças e foi premiado cinco vezes. Foram preservadas 17 de suas tragédias, dentre elas As Troianas e As Suplicantes.

Homero

  Segundo a lenda, Homero era um barbo cego que compunha seus poemas na Jônia entre o fim do século IX e o fim do século VIII a.C. Vê-se, nessa cegueira uma bela metáfora. Ele é herdeiro de uma longa tradição de poesia oral e, sem dúvida, contemporâneo da aparição da escrita alfabética. Sua Ilíada e sua Odisséia não cansam de intrigar os pesquisadores. Hoje alguns duvidam que Homero seja o autor.
Hipócrates (460-399 a.C.)

  Sacerdote do santuário Esculápio, definiu o método de observação sobre o qual se baseia o diagnóstico médico. Ele afirmou: “Toda doença tem uma causa natural e, sem causas naturais, não há doenças”. É conhecido o seu juramento, prestados ainda hoje pelos jovens médicos.
Heródoto (485-420 a.C.)

  Contemporâneo das Guerras Médicas, Heródoto percorreu todo o universo conhecido de seu tempo. Fundou a ciência histórica com sua obra Pesquisa, também chamada Histórias. Ele é tido como o primeiro historiador e também o primeiro geógrafo e etnógrafo.
Tucídides (470-400 a.C.)

  Antigo estrategista que se tornou historiador. Faz, em oito livros, o relato da Guerra do Peloponeso, entre Atenas e Esparta (431-411 a.C.). escrita com rigor, a obra é marcada pelo racionalismo (nenhum deus esta presente na narrativa). É a primeira obra verdadeiramente histórica.
Aristófanes (455-386 a.C.)

  O mais célebre dos autores gregos. Atacava, sem perdão, os políticos e demagogos, como Cleon – que acusava de enganar o demos (povo). Ele também zombou de Sócrates, em As Nuvens.

Sófocles (496-405 a.C.)

  Poeta trágico, escreveu mais de 120 peças, das quais apenas sete chegaram até nós. As mais conhecidas são Épido Rei, Electra e Antígona. Sófocles morreu antes da tomada de Atenas, e o seu prestigio era tão grande que o general espartano Lisandro ordenou uma trégua às tropas durante a saída do corpo de Sófocles da cidade sitiada.


Ésquilo (525-456 a.C.)

  Várias vezes vencedor dos concursos clássicos das festas religiosas em louvor ao deus Dionísio, Ésquilo escreveu mais de 70 tragédias, das quais sete foram conservadas. Ele é considerado o pai da tragédia.
Hesíodo (século VIII-VII a.C.)

  Considerado por seus contemporâneos como o rival de Homero. Em sua obra, contou o nascimento dos deuses e evocou a condição humana (a justiça e o trabalho)


Píndaro de Tebas (518-438 a.C.)

  Menos conhecido que Sófocles ou Ésquilo, é no entanto tido como um dos maiores poetas líricos. Escreveu poemas exaltando a glória dos vencedores dos jogos pan-helênicos.



Safo (625-580 a.C.)

  Considerada por seus contemporâneos a maior das poetisas, Safo canta seu amor pelas mulheres em textos dos quais só sobraram alguns fragmentos. Fazendo música, assim como dança e poesia, ela criou ritmos e métricas novas, em especial a estrofe sáfica.

Xenofonte (430-355 a.C.)

  Discípulo de Sócrates por 15 anos, escreveu sobre todos os assuntos relativos à política, filosofia, guerra e ata questões técnicas. Talvez por isso os antigos o chamassem de “abelha Ática”. Ele compôs um romance histórico e filosófico, A Educação de Ciro, em que esboça um retrato do chefe de Estado ideal.

Praxíteles (390-330 a.C.)

  Sabe-se muito pouco sobre sua vida, apenas que foi inteiramente voltada para a criação artística. Ele nos deixou, principalmente, as esculturas Afrodite de Cnidos, o Hermes de Olímpia e o Fauno, dos quais temos cópias. Trabalhou o mármore e o bronze. Seus temas eram quase sempre personagens divinos.

Fídias (490-431 a.C.)

  É um dos maiores escultores da Grécia Antiga. Seu patrimônio inclui a decoração e a pintura do templo de Zeus Olímpico, a parte esculpida do Parthenon e estátuas em ouro e marfim, como a Athena Parthenos e o Zeus Olímpico, que lhes garantiram um enorme sucesso. Acusado de ter desviado ouro, ele foi, segundo diferentes versões, condenado à prisão perpétua ou libertado.



Hecateu de Mileto (século V a.C.)

  É considerado, como Heródoto, o pai da História, ele criou a Periegesis, uma descrição geográfica do mundo, e Genealogias, em que apresenta os mitos.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

DATAS MAGNAS DA EXISTÊNCIA DE PARNAÍBA EM 2012



  1.               As três datas magnas da  existência de Parnaíba, por força de Lei Municipal assinada pelo Prefeito José Hamilton Furtado Castelo Branco,  são :
  2. ·      11 de junho de 1711   –   Memória da Fundação da Villa Nova da Parnaíba (Villa de Nossa Senhora de Monserrate da Parnaíba);
  3. ·      18 de agosto de 1762 –   Memória da criação da Villa de São João da Parnaíba, quando em ato solene na Igreja Matriz de Piracuruca, moradores da Freguesia, solicitaram a instalação da sede no lugar conhecido como Sítio dos Barcos.
  4. ·      14 de agosto de 1844 –   Memória da Elevação da Villa de São João da Parnahiba a condição política de Cidade da Parnaíba.
  5.                Assim, neste ano, em  11 de junho p.p.  a Villa Nova da Parnaíba (Villa de Nossa Senhora de Monserrate da Parnaíba) completou 301 anos da implantação da feitoria de salga de carne e courama bovina na beira do Iguará (Igaraçu) pelo Capitão-Mor João Gomes do Rego Barros, representante do rico empreendedor baiano Pedro Barbosa Leal.
  6.              Outrossim, no próximo dia 18 deste mes, a Villa de São João da Parnahiba, completará 250 anos de sua instalação, quando em 18 de agosto de 1762,  através de ato solene no Largo da Matriz de Nossa Senhora do Carmo, em Piracuruca, o primeiro governador da Capitania de São José do Piauhy, João Pereira Caldas, mandou lavrar pelo Escrivão das Comissões e Diligências, Manuel Francisco Ribeiro,  documento assinado por moradores da região de Parnaíba, no qual, os signatários descritos a seguir, comprometiam-se em fazer  casas de moradas , na nova villa, que Sua Majestade mandou criar no litoral piauiense:
  7. Diogo Alves Ferreira, José Lopes da Cruz, Padre Antonio Rodrigues, Reverendo Lopes Castello Branco, João Lopes Castelo Branco, Tomé Pereira de Araújo, João Fernandes Roiz de Queiroz, Felix José Pereira, Antonio Gomes da Costa, José Ferreira Nunes, Jacinto Botelho de Siqueira, José da Costa Oliveira, André Coelho Gonçalves, Pedro de Sá e Silva, Leandro Barreiros, Manoel Ferreira Pinto Brandão, Lourenço de Passos Pereira, José Alves Viana, José Antonio Pinto de Azevedo, Gaspar Luís de Sales, José Pereira Montaldo, José da Silva César, Antonio Rodrigues Campos, Manoel Barbosa, Sinalde Francisco Delgado Nevasquez e Domingos Barbosa Lima.
  8.            Mas, o lugar Sítio dos Barcos das feitorias que foram Villa de Nossa Senhora de Monserrate da Parnahiba e Villa de São João da Parnahiba, foi elevado a condição política de CIDADE DA PARNAÍBA, em 14 de agosto de 1844, através de ato assinado pelo Governador José Ildefonso de Sousa Ramos.
  9.            Então, a cidade da Parnaíba de hoje, sob a devoção de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça,  completará no próximo dia 14 de agosto, 168 anos de existência, inseridos em 301 anos de história.

  10.   Vicente de Paula Araújo Silva “Potência”

  11. PHB. 07/08/2012 - Vic.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Serra da Capivara é destaque na série 'Desafio em Dose Dupla'


DISCOVERY CHANNEL LANÇA DOCUMENTÁRIO GRAVADO NO PIAUÍ

O Parque Nacional Serra da Capivara, mundialmente conhecido e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, novamente representa as belezas do estado do Piauí além de suas fronteiras. Dessa vez foi o canal norteamericano Discovery Channel que escolheu a Serra da Capivara como um dos quatro lugares no Brasil para gravar a versão nacional da série 'Desafio em Dose Dupla'. Os cânions, desfiladeiros e as florestas de caatinga da região de São Raimundo Nonato (525 km de Teresina), foram o palco para as filmagens sob o sol escaldante do sertão.


Desafio em Dose Dupla – Brasil, que tem estréia prevista para o próximo dia 21 de agosto, é a versão nacional da série documental que tem feito muito sucesso nos Estados Unidos, pelo Discovery Channel. No programa, dois especialistas apresentam ao público suas habilidades contrastantes, em um cenário especial do continente latino-americano. Após o lançamento e exibição no Brasil o documentário ganha tradução e legendas em inglês e espanhol e será veiculado em dezenas de países pelo mundo afora.


Para as gravações no Piauí a equipe da produtora paulista Mixer fez questão de contratar os melhores guias, mateiros e motoristas da região gerando renda e movimentando uma série de áreas da economia local, como aluguel de carros, contratos com restaurantes e hotéis, entre outras ações. A equipe técnica que veio realizar as gravações na Serra da Capivara era toda formada por profissionais mexicanos. Um dos executivos do grupo que trabalha no escritório da Discovery em Miami, também acompanhou parte das filmagens no Piauí e ficou impressionado com a beleza da região.


A produção do documentário ficou sob a coordenação do jornalista Wendel Corriolano e contou com o apoio do Governo do Piauí, através da CCOM (Coordenadoria de Comunicação Social), que viabilizou imagens aéreas do Parque Nacional Serra da Capivara. Segundo um dos diretores do documentário, o uruguaio Rodrigo Astiz, o material ficou tão bonito e impactante que os profissionais americanos escolheram o episódio da caatinga como um dos melhores da série brasileira.



Estrelada por dois protagonistas com histórias de vida completamente opostas - Edmilson Leite é Coronel do Exército Brasileiro com ampla formação nas Forças Armadas, onde se tornou especialista em resgate, além de anos de atividade de sobrevivência na selva. Já Leonardo Rocha passou parte da juventude na companhia de tribos indígenas brasileiras, com quem adquiriu técnicas primitivas de caça, pesca, construções de abrigos e ferramentas. Juntos eles deverão combinar suas habilidades contrastantes para evitar perigos e predadores, encontrar comida, água, abrigo – e resgate! 


Para isso, em cada episódio, os personagens são deixados nos lugares mais remotos da América Latina. O objetivo primordial é retornar à civilização. A primeira temporada da série latino-americana é composta de 6 episódios. Quatro locações foram escolhidas como cenário no Brasil: os cânions de Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul; o Jalapão, no Tocantins; A Serra da Capivara, no Piauí, e o Pantanal mato-grossense. Cada locação proporcionará aos apresentadores uma nova gama de dificuldades e desafios.















TODAS AS FOTOS: ANDRÉ PESSOA (Crédito Obrigatório)

domingo, 15 de janeiro de 2012

Atenção aos pequenos detalhes...




Depois de dez anos de estudos, um discípulo achava que já podia ser elevado à categoria de mestre. Ao entrar na casa do mestre, ele lhe perguntou: - você deixou seu guarda-chuva e seus sapatos do lado de fora?

- Evidentemente - respondeu o aprendiz. - é o que manda a boa educação e o nosso costume. Eu agiria dessa maneira em qualquer lugar.
- então, diga-me: você colocou o guarda-chuva do lado direito ou do lado esquerdo dos seus sapatos?
- não tenho a menor idéia - respondeu o rapaz.

E o professor disse com toda segurança: - para ser mestre você precisa ter a consciência total do que faz. A falta de atenção pode destruir por completo a vida de um homem. Um pai que sai correndo de casa nunca pode esquecer um punhal ao alcance do seu filho pequeno. Um guerreiro que não olha todos os dias a sua espada terminará encontrado-a enferrujada quando mais precisar dela. Um jovem que se esquece de dar flores à namorada acaba por perdê-la.
Em nossa vida, fazemos coisas que há tanto tempo e tão mecanicamente que nem percebemos a forma como as executamos. Uma pessoa por se achar competente, não coloca sua atenção no que faz e acaba cometendo erros e causado prejúizos para o grupo de convívio, para a sociedade, para uma empresa...
Não confie tanto em sua memória e na sua experiência, dê atenção aos pequenos detalhes e viva o agora!

EU SEI, MAS NÃO DEVIA





Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia. A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E porque não tem vista logo se acostuma a não olhar para fora. E porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E porque não abre as cortinas logo se acostuma a acender cedo à luz. E à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.
Se acostuma ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo da viagem. A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado porque está na hora.
A tomar o café correndo porque está atrasado. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia.
A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. A lutar para ganhar o dinheiro com que pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E saber que cada vez pagará mais. E procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.
A gente se acostuma à poluição. Às salas fechadas de ar condicionado e cheiro de cigarro. Luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. Às bactérias de água potável. A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá.
Se a praia está contaminada, a gente molha só os pés e sua no resto do corpo. Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se o trabalho está duro a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer, a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre sono atrasado.
A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para poupar o peito. Que aos poucos se gasta, e que gasta de tanto se acostumar, e se perde de si mesma.

Salve, salve Clarice Lispector

Nosso potencial...




Conta uma antiga história que o filho voltou para a casa do pai, após muitos anos longe. Ele chega e pede um conselho ao pai, dizendo que necessitava muito ouvir os sábios conselhos do pai, para resolver um problema que o angustiava muito.
- Pai. Estou sem força, não aguento mais. São muitas barreiras na minha frente. Assim que supero uma, outra aparece. Muitas vezes maior ainda do que aquela que já superei. Por favor, me ajude. O que devo fazer meu pai?
O pai refletiu um pouco e em seguida, convidou o filho para um passeio. Levou-o até uma grande represa com uma barragem de usina.
Chegando lá, perguntou ao filho:
- Filho, qual é o seu maior sonho?
- Sonho pai? As dificuldades são tantas que acabaram com todos meus sonhos.
- Filho, então olhe para esta represa, Isto aqui era um rio caudaloso, até que construíram esta barragem e represaram todo o rio, formando essa represa.
- Mas o que isso tem a ver comigo pai?
- Tudo, meu filho, tem tudo a ver. Você sabe que esta água produz energia para iluminar e movimentar várias cidades, não sabe?
- Sei sim, mas ainda não consigo entender o que essa represa tem a ver comigo.
- Bem meu filho, toda a reserva de energia acumulada nesta represa, vem do sonho do rio, que é chegar ao oceano. Se o rio não tivesse este sonho, não teria toda essa energia. A barragem freia o sonho, mas a água continua a correr pelas turbinas para realizar o sonho que é chegar ao mar.
- Pode me explicar melhor pai?
- Você, meu filho, possui fantásticas reservas de forças dentro de você. Para soltar essa força, precisa ter grandes sonhos, como o rio, mas precisa ousar viver esses sonhos. Você simplesmente permitiu que as dificuldades naturais da vida matassem seus sonhos.
- Se você sonhar de novo e lutar para tornar seus sonhos realidade, então você irá liberar tanta energia, que nada poderá detê-lo filho.

Sobre o Tempo

Hoje recebi um material do Site Bom dia Hoje e nele continha um excelente texto para reflexão sobre o tempo e decidi compartilhar com você.
- Dedicando seu tempo para TRABALHAR você estará pagando o preço do TRIUNFO.

- Ao dedicar tempo para PENSAR estará buscando a fonte do SABER.

- Se dedicar tempo para RECREAR-SE terá descoberto o segredo da JUVENTUDE.

- Com tempo dedicado para LER, construirá a base do CONHECIMENTO.

- Não esqueça! Dedique tempo para RIR: é a essência do CONTENTAMENTO.

- Ainda, dedique tempo para ADORAR: que é o caminho da REVERÊNCIA.

- O tempo que dedicar aos AMIGOS é o caminho para FELICIDADE.

- Dedicando tempo para AMAR e ser AMADO, você produzirá ENDORFINA (substância do alívio e do bem estar).

- Mas, também dedique um tempo para SONHAR, para elevar a alma às ESTRELAS.

Porém, acima de tudo, dedique tempo para PLANEJAR, este é o segredo para encontrar tempo para todas as coisas anteriores, para as quais você precisa de tempo.

“Qual é o verdadeiro sentido da vida?”

“Qual é o verdadeiro sentido da vida?”



Então, um dia, um aprendiz andando pelo mundo, atrás de respostas para suas grandes dúvidas, encontrou-se com um velho sábio, sentado num banco de praça duma cidade qualquer.
Reconhecendo a sapiência daquele homem, o aprendiz se aproximou, sentou ao seu lado com uma intenção bem clara em sua mente.
Pedir lhe um conselho para responder sua mais cruel dúvida!
- Reconheço que o Senhor é um Sábio, por isso quero lhe fazer uma pergunta, que sempre tem me intrigado na vida!
- Sim, meu rapaz, sinta-se a vontade, qual é sua dúvida?
- Eu queria saber qual é o verdadeiro sentido da vida!
- Filho – disse carinhosamente o sábio, um senhor já de barbas brancas. – Você me faz uma pergunta que só você poderá responder!
- Como assim? - O aprendiz logo se impressionou com a colocação do Sábio.
O sábio, que naquele momento tinha a sua frente um pequeno cavalete de pintura, onde pintava uma paisagem daquela praça. Retirou-a e colocou uma nova tela, branca, intacta.
- Você sabe o que é isto aqui? - apontando para o cavalete com a tela em branco.
- Sim senhor. É um cavalete de pintura e uma tela em branco!
- Isso mesmo.
Pegou um pincel e a paleta de cores e entregou ao aprendiz.
Depois de um momento de pausa, disse:
- Sabe de uma coisa meu jovem. O sentido da sua vida é como esta tela em branco.
Ao que o jovem respondeu com surpresa.
- O que? Eu realmente não entendi sua colocação.
- Cabe a você, filho, escolher o que vai pintar nesta tela em branco. Que cores irá utilizar.
E continuou.
- Se ao final o resultado for um quadro admirado por você e por todos aqueles que o virem, ou um simples emaranhado de tintas espalhadas com rabiscos. É uma decisão sua.
- A vida é como uma tela em branco e você é quem escolhe que sentido dar a ela.
Naquele momento o jovem aprendiz começou a entender as sábias palavras daquele velhinho.
- Cada pincelada deve ser dada com cuidado, pois uma pincelada com uma cor ou quantidade de tinta não desejada, ficará marcando para sempre aquele quadro.
E completou:
- Somente aqueles que ousam fazer as mais complexas paisagens conseguem os mais belos e interessantes quadros.
Naquele instante o sábio mostrou-lhe uma bela paisagem que havia pintado numa tela anterior.
Então naquela tarde, sentado ao lado de um velho sábio, o jovem ficou pintando um quadro numa tela em branco até que uma bela paisagem acabou surgindo da combinação de tintas e pinceladas sobre a tela.

Ao final do dia, saiu dali com uma certeza: Como eram sábias as palavras daquele homem.

Frases Sobre o Fracasso

- A diferença entre pessoas comuns e pessoas bem-sucedidas é a percepção e resposta ao fracasso. (John Maxwel)

- Cada fracasso ensina ao homem algo que precisava aprender. (Charles Dickens)

- Há certas pessoas a quem o fracasso sobe à cabeça. (Wilson Mizner)

- Lembre-se dos dois benefícios do fracasso. Primeiro, se você fracassa, você aprende o que não funciona; e segundo, o fracasso dá a você a oportunidade para tentar um novo caminho. (Roger Von Oech)

- O fracasso deveria ser nosso professor, não nosso coveiro. Fracasso é adiamento, não derrota. É um desvio temporário, não um beco sem saída. Fracasso é algo que nós só podemos evitar não dizendo nada, não fazendo nada, e não sendo nada. (Denis Waitley)

- Se você não tem fracassos na sua vida, é porque deixou de assumir os riscos que deveria. (Júlio Lobos)

- Fracassar depois de longa perseverança é muito mais sublime que nunca ter feito um esforço suficientemente bom para ser chamado de fracasso. (George Eliot)

- Muitos dos fracassos da vida são de pessoas que não perceberam o quão perto elas estavam do êxito quando elas desistiram. (Thomas A. Edison)

Novas Frases Interessantes

- Investir em conhecimentos rende sempre melhores juros. (Benjamin Franklin)

- As únicas respostas interessantes são aquelas que destroem as perguntas. (Susan Sontag)

- Não existe o esquecimento total: as pegadas impressas na alma são indestrutíveis. (Thomas De Quincey)

- Os números não mentem, mas os mentirosos fabricam números. (Itamar Franco)

- Eu às vezes penso em casar, aí penso mais um pouco. (Noel Coward)

- Erram tanto o que suspeita demais, quanto o que demais confia. (Denis Diderot)

- Nem sempre convém virarmos a página, por vezes é melhor rasgá-la. (Achile Chavée)

- O otimista proclama que vivemos no melhor dos mundos. O pessimista teme que seja verdade. (James Branch)

- Toma conselhos com vinho, mas toma decisões com água. (Benjamin Franklin)

- Às vezes é bom acreditar na evolução e pensar que o homem ainda não está concluído. (John . M. Henry)