domingo, 15 de janeiro de 2012

Atenção aos pequenos detalhes...




Depois de dez anos de estudos, um discípulo achava que já podia ser elevado à categoria de mestre. Ao entrar na casa do mestre, ele lhe perguntou: - você deixou seu guarda-chuva e seus sapatos do lado de fora?

- Evidentemente - respondeu o aprendiz. - é o que manda a boa educação e o nosso costume. Eu agiria dessa maneira em qualquer lugar.
- então, diga-me: você colocou o guarda-chuva do lado direito ou do lado esquerdo dos seus sapatos?
- não tenho a menor idéia - respondeu o rapaz.

E o professor disse com toda segurança: - para ser mestre você precisa ter a consciência total do que faz. A falta de atenção pode destruir por completo a vida de um homem. Um pai que sai correndo de casa nunca pode esquecer um punhal ao alcance do seu filho pequeno. Um guerreiro que não olha todos os dias a sua espada terminará encontrado-a enferrujada quando mais precisar dela. Um jovem que se esquece de dar flores à namorada acaba por perdê-la.
Em nossa vida, fazemos coisas que há tanto tempo e tão mecanicamente que nem percebemos a forma como as executamos. Uma pessoa por se achar competente, não coloca sua atenção no que faz e acaba cometendo erros e causado prejúizos para o grupo de convívio, para a sociedade, para uma empresa...
Não confie tanto em sua memória e na sua experiência, dê atenção aos pequenos detalhes e viva o agora!

EU SEI, MAS NÃO DEVIA





Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia. A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E porque não tem vista logo se acostuma a não olhar para fora. E porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E porque não abre as cortinas logo se acostuma a acender cedo à luz. E à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.
Se acostuma ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo da viagem. A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado porque está na hora.
A tomar o café correndo porque está atrasado. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia.
A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. A lutar para ganhar o dinheiro com que pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E saber que cada vez pagará mais. E procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.
A gente se acostuma à poluição. Às salas fechadas de ar condicionado e cheiro de cigarro. Luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. Às bactérias de água potável. A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá.
Se a praia está contaminada, a gente molha só os pés e sua no resto do corpo. Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se o trabalho está duro a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer, a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre sono atrasado.
A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para poupar o peito. Que aos poucos se gasta, e que gasta de tanto se acostumar, e se perde de si mesma.

Salve, salve Clarice Lispector

Nosso potencial...




Conta uma antiga história que o filho voltou para a casa do pai, após muitos anos longe. Ele chega e pede um conselho ao pai, dizendo que necessitava muito ouvir os sábios conselhos do pai, para resolver um problema que o angustiava muito.
- Pai. Estou sem força, não aguento mais. São muitas barreiras na minha frente. Assim que supero uma, outra aparece. Muitas vezes maior ainda do que aquela que já superei. Por favor, me ajude. O que devo fazer meu pai?
O pai refletiu um pouco e em seguida, convidou o filho para um passeio. Levou-o até uma grande represa com uma barragem de usina.
Chegando lá, perguntou ao filho:
- Filho, qual é o seu maior sonho?
- Sonho pai? As dificuldades são tantas que acabaram com todos meus sonhos.
- Filho, então olhe para esta represa, Isto aqui era um rio caudaloso, até que construíram esta barragem e represaram todo o rio, formando essa represa.
- Mas o que isso tem a ver comigo pai?
- Tudo, meu filho, tem tudo a ver. Você sabe que esta água produz energia para iluminar e movimentar várias cidades, não sabe?
- Sei sim, mas ainda não consigo entender o que essa represa tem a ver comigo.
- Bem meu filho, toda a reserva de energia acumulada nesta represa, vem do sonho do rio, que é chegar ao oceano. Se o rio não tivesse este sonho, não teria toda essa energia. A barragem freia o sonho, mas a água continua a correr pelas turbinas para realizar o sonho que é chegar ao mar.
- Pode me explicar melhor pai?
- Você, meu filho, possui fantásticas reservas de forças dentro de você. Para soltar essa força, precisa ter grandes sonhos, como o rio, mas precisa ousar viver esses sonhos. Você simplesmente permitiu que as dificuldades naturais da vida matassem seus sonhos.
- Se você sonhar de novo e lutar para tornar seus sonhos realidade, então você irá liberar tanta energia, que nada poderá detê-lo filho.

Sobre o Tempo

Hoje recebi um material do Site Bom dia Hoje e nele continha um excelente texto para reflexão sobre o tempo e decidi compartilhar com você.
- Dedicando seu tempo para TRABALHAR você estará pagando o preço do TRIUNFO.

- Ao dedicar tempo para PENSAR estará buscando a fonte do SABER.

- Se dedicar tempo para RECREAR-SE terá descoberto o segredo da JUVENTUDE.

- Com tempo dedicado para LER, construirá a base do CONHECIMENTO.

- Não esqueça! Dedique tempo para RIR: é a essência do CONTENTAMENTO.

- Ainda, dedique tempo para ADORAR: que é o caminho da REVERÊNCIA.

- O tempo que dedicar aos AMIGOS é o caminho para FELICIDADE.

- Dedicando tempo para AMAR e ser AMADO, você produzirá ENDORFINA (substância do alívio e do bem estar).

- Mas, também dedique um tempo para SONHAR, para elevar a alma às ESTRELAS.

Porém, acima de tudo, dedique tempo para PLANEJAR, este é o segredo para encontrar tempo para todas as coisas anteriores, para as quais você precisa de tempo.

“Qual é o verdadeiro sentido da vida?”

“Qual é o verdadeiro sentido da vida?”



Então, um dia, um aprendiz andando pelo mundo, atrás de respostas para suas grandes dúvidas, encontrou-se com um velho sábio, sentado num banco de praça duma cidade qualquer.
Reconhecendo a sapiência daquele homem, o aprendiz se aproximou, sentou ao seu lado com uma intenção bem clara em sua mente.
Pedir lhe um conselho para responder sua mais cruel dúvida!
- Reconheço que o Senhor é um Sábio, por isso quero lhe fazer uma pergunta, que sempre tem me intrigado na vida!
- Sim, meu rapaz, sinta-se a vontade, qual é sua dúvida?
- Eu queria saber qual é o verdadeiro sentido da vida!
- Filho – disse carinhosamente o sábio, um senhor já de barbas brancas. – Você me faz uma pergunta que só você poderá responder!
- Como assim? - O aprendiz logo se impressionou com a colocação do Sábio.
O sábio, que naquele momento tinha a sua frente um pequeno cavalete de pintura, onde pintava uma paisagem daquela praça. Retirou-a e colocou uma nova tela, branca, intacta.
- Você sabe o que é isto aqui? - apontando para o cavalete com a tela em branco.
- Sim senhor. É um cavalete de pintura e uma tela em branco!
- Isso mesmo.
Pegou um pincel e a paleta de cores e entregou ao aprendiz.
Depois de um momento de pausa, disse:
- Sabe de uma coisa meu jovem. O sentido da sua vida é como esta tela em branco.
Ao que o jovem respondeu com surpresa.
- O que? Eu realmente não entendi sua colocação.
- Cabe a você, filho, escolher o que vai pintar nesta tela em branco. Que cores irá utilizar.
E continuou.
- Se ao final o resultado for um quadro admirado por você e por todos aqueles que o virem, ou um simples emaranhado de tintas espalhadas com rabiscos. É uma decisão sua.
- A vida é como uma tela em branco e você é quem escolhe que sentido dar a ela.
Naquele momento o jovem aprendiz começou a entender as sábias palavras daquele velhinho.
- Cada pincelada deve ser dada com cuidado, pois uma pincelada com uma cor ou quantidade de tinta não desejada, ficará marcando para sempre aquele quadro.
E completou:
- Somente aqueles que ousam fazer as mais complexas paisagens conseguem os mais belos e interessantes quadros.
Naquele instante o sábio mostrou-lhe uma bela paisagem que havia pintado numa tela anterior.
Então naquela tarde, sentado ao lado de um velho sábio, o jovem ficou pintando um quadro numa tela em branco até que uma bela paisagem acabou surgindo da combinação de tintas e pinceladas sobre a tela.

Ao final do dia, saiu dali com uma certeza: Como eram sábias as palavras daquele homem.

Frases Sobre o Fracasso

- A diferença entre pessoas comuns e pessoas bem-sucedidas é a percepção e resposta ao fracasso. (John Maxwel)

- Cada fracasso ensina ao homem algo que precisava aprender. (Charles Dickens)

- Há certas pessoas a quem o fracasso sobe à cabeça. (Wilson Mizner)

- Lembre-se dos dois benefícios do fracasso. Primeiro, se você fracassa, você aprende o que não funciona; e segundo, o fracasso dá a você a oportunidade para tentar um novo caminho. (Roger Von Oech)

- O fracasso deveria ser nosso professor, não nosso coveiro. Fracasso é adiamento, não derrota. É um desvio temporário, não um beco sem saída. Fracasso é algo que nós só podemos evitar não dizendo nada, não fazendo nada, e não sendo nada. (Denis Waitley)

- Se você não tem fracassos na sua vida, é porque deixou de assumir os riscos que deveria. (Júlio Lobos)

- Fracassar depois de longa perseverança é muito mais sublime que nunca ter feito um esforço suficientemente bom para ser chamado de fracasso. (George Eliot)

- Muitos dos fracassos da vida são de pessoas que não perceberam o quão perto elas estavam do êxito quando elas desistiram. (Thomas A. Edison)

Novas Frases Interessantes

- Investir em conhecimentos rende sempre melhores juros. (Benjamin Franklin)

- As únicas respostas interessantes são aquelas que destroem as perguntas. (Susan Sontag)

- Não existe o esquecimento total: as pegadas impressas na alma são indestrutíveis. (Thomas De Quincey)

- Os números não mentem, mas os mentirosos fabricam números. (Itamar Franco)

- Eu às vezes penso em casar, aí penso mais um pouco. (Noel Coward)

- Erram tanto o que suspeita demais, quanto o que demais confia. (Denis Diderot)

- Nem sempre convém virarmos a página, por vezes é melhor rasgá-la. (Achile Chavée)

- O otimista proclama que vivemos no melhor dos mundos. O pessimista teme que seja verdade. (James Branch)

- Toma conselhos com vinho, mas toma decisões com água. (Benjamin Franklin)

- Às vezes é bom acreditar na evolução e pensar que o homem ainda não está concluído. (John . M. Henry)