
- As três datas magnas da existência de Parnaíba, por força de Lei Municipal assinada pelo Prefeito José Hamilton Furtado Castelo Branco, são :
- · 11 de junho de 1711 – Memória da Fundação da Villa Nova da Parnaíba (Villa de Nossa Senhora de Monserrate da Parnaíba);
- · 18 de agosto de 1762 – Memória da criação da Villa de São João da Parnaíba, quando em ato solene na Igreja Matriz de Piracuruca, moradores da Freguesia, solicitaram a instalação da sede no lugar conhecido como Sítio dos Barcos.
- · 14 de agosto de 1844 – Memória da Elevação da Villa de São João da Parnahiba a condição política de Cidade da Parnaíba.
- Assim, neste ano, em 11 de junho p.p. a Villa Nova da Parnaíba (Villa de Nossa Senhora de Monserrate da Parnaíba) completou 301 anos da implantação da feitoria de salga de carne e courama bovina na beira do Iguará (Igaraçu) pelo Capitão-Mor João Gomes do Rego Barros, representante do rico empreendedor baiano Pedro Barbosa Leal.
- Outrossim, no próximo dia 18 deste mes, a Villa de São João da Parnahiba, completará 250 anos de sua instalação, quando em 18 de agosto de 1762, através de ato solene no Largo da Matriz de Nossa Senhora do Carmo, em Piracuruca, o primeiro governador da Capitania de São José do Piauhy, João Pereira Caldas, mandou lavrar pelo Escrivão das Comissões e Diligências, Manuel Francisco Ribeiro, documento assinado por moradores da região de Parnaíba, no qual, os signatários descritos a seguir, comprometiam-se em fazer casas de moradas , na nova villa, que Sua Majestade mandou criar no litoral piauiense:
- Diogo Alves Ferreira, José Lopes da Cruz, Padre Antonio Rodrigues, Reverendo Lopes Castello Branco, João Lopes Castelo Branco, Tomé Pereira de Araújo, João Fernandes Roiz de Queiroz, Felix José Pereira, Antonio Gomes da Costa, José Ferreira Nunes, Jacinto Botelho de Siqueira, José da Costa Oliveira, André Coelho Gonçalves, Pedro de Sá e Silva, Leandro Barreiros, Manoel Ferreira Pinto Brandão, Lourenço de Passos Pereira, José Alves Viana, José Antonio Pinto de Azevedo, Gaspar Luís de Sales, José Pereira Montaldo, José da Silva César, Antonio Rodrigues Campos, Manoel Barbosa, Sinalde Francisco Delgado Nevasquez e Domingos Barbosa Lima.
- Mas, o lugar Sítio dos Barcos das feitorias que foram Villa de Nossa Senhora de Monserrate da Parnahiba e Villa de São João da Parnahiba, foi elevado a condição política de CIDADE DA PARNAÍBA, em 14 de agosto de 1844, através de ato assinado pelo Governador José Ildefonso de Sousa Ramos.
- Então, a cidade da Parnaíba de hoje, sob a devoção de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça, completará no próximo dia 14 de agosto, 168 anos de existência, inseridos em 301 anos de história.
- Vicente de Paula Araújo Silva “Potência”
- PHB. 07/08/2012 - Vic.
quinta-feira, 9 de agosto de 2012
DATAS MAGNAS DA EXISTÊNCIA DE PARNAÍBA EM 2012
terça-feira, 7 de agosto de 2012
Serra da Capivara é destaque na série 'Desafio em Dose Dupla'
DISCOVERY CHANNEL LANÇA DOCUMENTÁRIO GRAVADO NO PIAUÍ
O Parque Nacional Serra da Capivara, mundialmente conhecido e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, novamente representa as belezas do estado do Piauí além de suas fronteiras. Dessa vez foi o canal norteamericano Discovery Channel que escolheu a Serra da Capivara como um dos quatro lugares no Brasil para gravar a versão nacional da série 'Desafio em Dose Dupla'. Os cânions, desfiladeiros e as florestas de caatinga da região de São Raimundo Nonato (525 km de Teresina), foram o palco para as filmagens sob o sol escaldante do sertão.
Desafio em Dose Dupla – Brasil, que tem estréia prevista para o próximo dia 21 de agosto, é a versão nacional da série documental que tem feito muito sucesso nos Estados Unidos, pelo Discovery Channel. No programa, dois especialistas apresentam ao público suas habilidades contrastantes, em um cenário especial do continente latino-americano. Após o lançamento e exibição no Brasil o documentário ganha tradução e legendas em inglês e espanhol e será veiculado em dezenas de países pelo mundo afora.
Para as gravações no Piauí a equipe da produtora paulista Mixer fez questão de contratar os melhores guias, mateiros e motoristas da região gerando renda e movimentando uma série de áreas da economia local, como aluguel de carros, contratos com restaurantes e hotéis, entre outras ações. A equipe técnica que veio realizar as gravações na Serra da Capivara era toda formada por profissionais mexicanos. Um dos executivos do grupo que trabalha no escritório da Discovery em Miami, também acompanhou parte das filmagens no Piauí e ficou impressionado com a beleza da região.
A produção do documentário ficou sob a coordenação do jornalista Wendel Corriolano e contou com o apoio do Governo do Piauí, através da CCOM (Coordenadoria de Comunicação Social), que viabilizou imagens aéreas do Parque Nacional Serra da Capivara. Segundo um dos diretores do documentário, o uruguaio Rodrigo Astiz, o material ficou tão bonito e impactante que os profissionais americanos escolheram o episódio da caatinga como um dos melhores da série brasileira.
Estrelada por dois protagonistas com histórias de vida completamente opostas - Edmilson Leite é Coronel do Exército Brasileiro com ampla formação nas Forças Armadas, onde se tornou especialista em resgate, além de anos de atividade de sobrevivência na selva. Já Leonardo Rocha passou parte da juventude na companhia de tribos indígenas brasileiras, com quem adquiriu técnicas primitivas de caça, pesca, construções de abrigos e ferramentas. Juntos eles deverão combinar suas habilidades contrastantes para evitar perigos e predadores, encontrar comida, água, abrigo – e resgate!
Para isso, em cada episódio, os personagens são deixados nos lugares mais remotos da América Latina. O objetivo primordial é retornar à civilização. A primeira temporada da série latino-americana é composta de 6 episódios. Quatro locações foram escolhidas como cenário no Brasil: os cânions de Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul; o Jalapão, no Tocantins; A Serra da Capivara, no Piauí, e o Pantanal mato-grossense. Cada locação proporcionará aos apresentadores uma nova gama de dificuldades e desafios.
TODAS AS FOTOS: ANDRÉ PESSOA (Crédito Obrigatório)
Assinar:
Comentários (Atom)










