BIOGRAFIA

Nasceu em Ática por volta de 470 a.C. e morreu em Atenas em 399 a.C. é um marco divisório da história da filosofia grega. Porém, não deixou nada escrito. Tudo o que sabemos sobre ele - sobre sua vida e sobre seu pensamento - provém de depoimentos de discípulos ou de adversários. Filho de um escultor e de uma parteira. Uma dupla herança que, simbolicamente, o levou a esculpir uma representação autêntica do homem, fazendo-o dar à luz suas próprias idéias. O estilo de vida de Sócrates assemelhava-se, exteriormente, ao dos sofistas. Desenvolvia o saber filosófico em praças públicas, conversando com os jovens, sempre dando demonstração de que era preciso unir a vida concreta ao pensamento. Unir o saber ao fazer, a consciência intelectual à consciência prática ou moral. O autoconhecimento era um dos pontos fundamentais da filosofia socrática. "Conhece-te a ti mesmo", frase inscrita no templo de Apolo, era a recomendação básica feita ele a seus discípulos. Sua filosofia era desenvolvida mediante diálogos críticos com seus interlocutores. Ensinar o homem a cuidar de sua própria alma seria a principal tarefa a ser desempenhada por ele e por todos os filósofos autênticos. Em seu método, ao iniciar uma conversa, Sócrates sempre adotava a posição de uma pessoa ignorante, que apenas "sabe que nada sabe". E justamente por usar esta afirmativa, ele forçava as pessoas a usarem a razão. Ele entrava de tal forma na conversa, e de tal forma a dominava, que era capaz de aparentar uma maior ignorância ou de mostrar-se mais tolo do que realmente era. Na linguagem cotidiana, a ironia tem um significado depreciativo, sarcástico ou de zombaria.Mas não é esse o sentido da ironia socrática. No grego. Ironia quer dizer interrogação. De fato Sócrates interrogava seus interlocutores sobre aquilo que pensavam saber. O que é o bem? O que é a justiça? E a coragem? E a piedade? São exemplos de algumas perguntas feitas por ele. Essa ironia lhe valeu a condenação à morte sob o pretexto de que corrompia a juventude. Tomou cicuta, conversando com seus discípulos e morreu com absoluta serenidade.
CITAÇÕE DE SÓCRATES:
• Só sei que nada sei.
• A ignorância é o único mal.
• Uma coisa posso afirmar e provar com palavras e atos: é que nos tornamos melhores se cremos que é nosso dever seguir em busca da verdade desconhecida.
• À morte não dou mais importância que a um figo podre, mas dou o máximo valor a não cometer nenhuma injustiça ou impiedade.
• Enquanto tiver alento, jamais deixarei de filosofar, de exortá-los, de ministrar ensinamentos, a qualquer um de vocês que eu encontrar. Essas foram às ordens que o Deus me deu.
• E outra coisa não faço que andar por aí, convencendo a todos, jovens e velhos, a não cuidarem tanto do corpo e das riquezas e sim de melhorarem a alma o mais possível, alertando-os que não é das posses materiais que vem a virtude, mas é da virtude que vêm as posses e outros bens.
• Não conhecer o próprio valor é ignorar a si mesmo.
in "Os Pensadores"